A primeira impressão é a que fica, você já ouviu essa frase aqui. Pois bem, vamos continuar essa conversa. Um estudo realizado pela Google Think Real Estate mostra que 56% do processo de decisão de compra de um imóvel é online e, quando se analisa as classes A e B, esse percentual sobe para 60%. E além disso, a grande maioria das transações de vendas no mercado imobiliário se iniciam através dos anúncios online. No entanto podemos dizer que a primeira impressão é o que pode levar o futuro comprador selecionar seu imóvel e chegar até você.

Deste modo para quem quer causar uma boa impressão e se diferenciar na forma de apresentar seu imóvel, o serviço de Home Staging é uma excelente estratégia. Por se tratar de uma técnica focada em melhorar a aparência dos ambientes dos imóveis que estão disponíveis para a venda ou locação, sejam eles ocupados ou vazios, novos ou antigos. Assim o propósito principal do Home Staging é encantar o cliente ao primeiro contato, seja virtual, através de boas fotografias ou durante uma visita planejada ao local. Como resultado o Home Staging é uma excelente estratégia para se diferenciarcaptar clientes, valorizar o imóvel e vender mais rápido!

A origem e o significado do Home Staging

A técnica do Home Staging foi criada nos Estados Unidos na década de 70 e  vem demonstrando sua eficácia ao longo dos anos. Por isso se difundiu rapidamente por diversos países. No entanto no Brasil, vem crescendo nos últimos anos e tende a crescer ainda mais, uma vez que conquistar a atenção dos visitantes nos post de anúncios é uma condição cada vez mais relevantes para conquistar o comprador de um imóvel. Diante desse cenário a aplicação do Home Staging é uma excelente estratégia para diferenciar o imóvel através do apelo estético, emocional e de venda.

Cabe ressaltar o significado da palavra home staging, em tradução literal, significa “encenação de casa”. Trata-se de um conjunto de intervenções que visam acrescentar detalhes e aproveitar da melhor maneira possível aquilo que o imóvel tem de mais positivo, além de atualizar os ambientes tornando – os mais atrativos para impactar positivamente os futuros compradores.

Entenda como funciona o Home Staging.

A aplicação do Home Staging integra diversos serviços e profissionais. Através da utilização de técnicas como, organização, manutenção e despersonalização dos ambientes,  cenografia para fotografia e vídeos, é possível qualificar o conteúdo de marketing imobiliário. 

Organização do Ambiente

Despersonalização

Manutenção e resignificação dos espaços

Atualização Pintura e Paisagismo

Além das técnicas básicas, o Home Staging pode evoluir para ações mais robustas como estudos de reformas, paisagismo e acompanhamento da obra. Nesse caso é imprescindível o acompanhamento de um profissional arquiteto ou engenheiro para desenvolver o projeto e acompanhar a obra com segurança.

Renovação e reforma

Outra possibilidade, é o projeto de arquitetura em fase de estudo preliminar para o Home Staging 3D, essa técnica apresenta as possibilidades e potencial do imóvel apresentando estudos do espaço e visualização com imagens 3D. A vantagem dessa técnica é apresentar ao cliente as possibilidades do Imóvel, especialmente os imóveis mais antigos, ilustrando através do projeto de reforma todo seu potencial de adaptação e renovação. Com esse estudo é possível prever os investimentos para transformação do imóvel, trazendo mais segurança para o investidor. 

Estudo de Reforma

Home Staging 3D

Com esses recursos aplicados, a ligação emocional e o desejo de pertencer aquele lugar não encontram obstáculos, facilitando o objetivo de conquistar o cliente final.

Viabilidade e benefícios do Home Staging

Um benefício desta técnica é a possibilidade de aumentar o valor agregado do imóvel, através da melhoria da aparência dos ambientes. Segundo uma pesquisa realizada pelo site  Marketing Imob aponta que imóveis com Home Staging vendem 50% mais rápido e aumentam em média 20% o valor.

Importante ressaltar que é  possível fazer melhorias e preparar os imóveis para venda, sem ter que desembolsar valores muito altos. Para isso é importante se ter uma consultoria com profissional especializado em Home Staging. Esse profissional pode ser um corretor especializado, arquiteto, designer um fotógrafo ou simplesmente alguém que possa ajudar você na organização do espaço.

Outra questão que precisa ser considerada é que o valor investido pode ser recuperado, quando o imóvel for vendido com mais rapidez e por um preço mais alto. Desse modo, o Home Staging figura como uma técnica de alto potencial para agregar valor e encantar o cliente ao escolher um imóvel para compra. Portanto, aplicar o Home Staging pode fazer toda a diferença para o aquecimento do mercado imobiliário, especialmente em períodos de crise.

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